quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Continuação dos trabalhos na Zona Rural

Bom dia, amigos e familiares!! :)

Como estão todos vocês? Por aqui estamos muito bem e trabalhando bastante. O calor continua ... Estamos torcendo pela chuva para a alegria e necessidade da população.

Durante os dois períodos do dia de ontem, manhã e tarde, alguns dos Rondonistas deram continuidade aos trabalhos na Zona Rural da cidade de Monte Alegre de Sergipe. Foram duas novas comunidades visitadas desta vez.

UNITAU e UFTM indo para a Zona Rural
Rondonistas em Barragem próxima à Zona Rural
A primeira comunidade que trabalhamos chama-se Maravilha. Primeiramente, assim como os universitários fizeram ontem, realizamos o mutirão de divulgação. Por meio desse mutirão conseguimos conversar com a população, conhecemos cada um e fizemos os convites para as nossas oficinas. Essa caminhada é um momento único para nós, já que ao termos contato com as pessoas, conseguimos trocar experiências e conhecê-las, ouvimos seus gostos, jeitos e costumes.

As atividades foram as mesmas realizadas no dia de ontem (Higienização de Ordenhas, Barragens Subterrâneas, Fossa Séptica Ecológica, Bolsa Família, Gerenciamento de renda, Alfabetização e recreação para crianças), com a inclusão de três projetos: O Problema dos Agrotóxicos, Informática Básica e Sabão Ecológico.

João falando sobre Bolsa Família
Priscila (UFTM), Marcelo (UFTM) e Keilah em oficina
sobre Sabão Ecológico
Letícia e Fernanda com as crianças após a Recreação
em Maravilha
A segunda comunidade chama-se Bom Jardim. Foram feitas as mesmas atividades citadas acima e, além dessas, uma palestra sobre Sexualidade com jovens meninas moradoras da região.

Valeska e Thiago palestrando em Bom Jardim

Priscila (UFTM) e Fernanda em palestra sobre Sexualidade
Professores (UFTM e UNITAU)

Entre um bairro e outro fizemos uma parada a fim de conhecermos uma Máquina de Armazenamento de Leite retirado do gado regional. Muitos dos nossos nunca haviam visto uma de pertinho. O dono do objeto explicou como funciona e como acontece a distribuição do leite na região.
Máquina de Armazenamento de Leite
Mais um dia foi finalizado com sucesso para os Rondonistas. UNITAU e UFTM estão cada dia mais entrosados e formamos uma única equipe!
A sensação de alegria e emoção é algo que não conseguimos colocar no papel. Temos a impressão de que tudo o que vivemos aqui não pode ser colocado em palavras... É muito intenso, muito novo, muito diferente do que vivemos. Alguns dos problemas sociais podem ser iguais aos vividos em Taubaté (UNITAU) e Uberaba (UFTM), porém conhecer essa cultura nova, esse jeito de pensar e encarar os problemas, está sendo uma experiência única e, de fato, uma lição de vida e cidadania.

8 comentários:

  1. Muito bom ver o trabalho de vcs
    Saudades...

    Marcia

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, temos muito orgulho de você.
    E tenho um inveja boa de você estar fazendo algo que eu sempre quis fazer. Conhecer nosso país. Entrar, se embrenhar nesta terra, na pátria que nos tocou viver e que a gente infelizmente só lembra que é nossa, só sente esta brasilidade ou algum tipo de patriotismo muito superficial e passageiro, quando a seleção joga. Mas ela é muito, muito mais do que isso. Por isso filha, aproveite bem esta oportunidade. Te amamos. Um abraço a todos os jovens que estão com você, estamos orgulhosos deles também. Um beijo grande.
    Alberto M N Mejia

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mesmo ver o trabalho de vocês! parabéns. Boa sorte a todos os rondonistas nesses últimos dias. A saudade está apertando. Se possível, peçam para o Thiago mandar notícias... um beijos. Thais

    ResponderExcluir
  4. Minha querida neta Letícia, estamos todos com muita saudades, mas também felizes por esse trabalho humanitário q o projeto rondon lhe proporcionou.
    beijos
    Margarida

    ResponderExcluir
  5. Letícia, mesmo você fazendo falta por aqui estou feliz pela oportunidade de você conhecer a verdadeira realidade do nosso nordeste !!!
    Um abraço a todos os rondonistas

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo trabalho de vocês!

    Sei muito bem como é essa a sensação indescritível de participar do Projeto RONDON. Aproveitem até o último segundo que puderem da forma mais intensa que conseguirem... Depois ficarão apenas as ótimas lembranças e a enorme saudade de tudo.

    Ex-rondonista UNITAU,
    Danilo Trevisan

    ResponderExcluir
  7. Que legal! Adorei o blog! Deve ter sido extremamente diferente e gratificante para vocês ter participado do projeto Rondon. Pretendo participar também, e o blog me motivou ainda mais!
    Espero que postem a opinião dos alunos sobre a experiência...

    Thainá, aluna Unitau :)

    ResponderExcluir
  8. Olá, pessoal!

    Muito obrigada pelos comentários.
    Toda essa força nos ajudou e nos motivou durante todos os segundos vividos neste projeto tão maravilhoso.

    Grande abraço,
    Fernanda Mejia

    ResponderExcluir